quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dor de dente, e agora?

Nós sentimos dor quando algo em nosso organismo está errado. Com os dentes não poderia ser diferente, pois bem, se sentimos o dente doer é porque algo está acontecendo com ele e devemos procurar um dentista.
A dor de dente pode ter várias causas, sendo que as mais comuns são:
- Cárie
- Dentina exposta por recessão gengival ou por pressão excessiva durante a escovação (desgasta o esmalte)
- Problemas relacionados com a polpa do dente, nos quais dependendo do estágio será necessário o tratamento endodôntico do mesmo (fazer o canal)
- Inflamações na gengiva
- Traumatismos dentários
- Doenças tais como o Herpes simples, a Gengivo estomatite herpética aguda e outras que têm manifestações bucais e causam dor; etc.

 No primeiro sinal de dor devemos procurar um profissional da área odontológica, pois os problemas de saúde de uma forma geral, são melhores solucionados quando diagnosticados e tratados no início.
Não aplique remédios no dente, não faça bochechos com anestésico nem nada parecido.

Não tome antibióticos por conta própria, normalmente 
só fazem efeito após 24 horas. Eles Podem "encapsular" quistos dentários, agravando o problema.

Não faça bochecho com whisky, vinagre ou pinga. Isto é lenda, não resolve nada. 
 Para dar fim a sua dor de dente é preciso que você procure um dentista urgentemente para saber o motivo que o faz sentir a tal dor. Mas se infelizmente a dor começou em um domingo, onde não há nenhum consultório aberto, o jeito é procurar maneiras para aliviar a dor até que a Segunda  chegue logo.
Em primeiro lugar tome cuidado com comidas quentes demais, ou muito geladas, elas poderão prejudicar a dor e fazer com que piore a sensibilidade.
Para não piorar a dor, que está entre as 10 piores dores existentes do mundo, mantenha ao máximo sua cabeça elevada, assim diminuirá a pressão na área afetada, podendo reduzir a dor latejante, e nunca deite em cima do lado que o dente está dolorido. 

E antes de tudo, passe fio dental dentre os dentes, pois pode ser um pedacinho de alimento preso e saiba que pode doer tanto quanto uma polpa danificada. Se desejar tomar algum remédio procure um medico ou dentista antes de qualquer automedicação.
 Saiba que prevenir é sempre a melhor opção. Muitas pessoas são resistentes quando o assunto é “ir ao dentista”. Ás vezes por medo, outras vezes por priorizar outras coisas. Mas nós, dentistas, presenciamos situações dolorosas de pessoas que não trataram de uma cárie e perderam um dente, ou de problemas sérios de gengiva por falta de limpeza, fora doenças mais graves que acabam gerando grande dor de cabeça  com gastos e cuidados redobrados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário