O clareamento dental tem tido uma relevante importância na Odontologia atual, já que a estética é fundamental para a convivência social e as relações de trabalho. É procedimento terapêutico que permite a remoção do escurecimento dentário, dando, assim, uma cor de acordo com as exigências estéticas do paciente. Hoje, dentes bem posicionados, brancos e perfeitos deixaram de ser puramente vaidade humana para tornar-se uma necessidade do cotidiano.
O tratamento é apresentado como um procedimento não invasivo, conservador, que não altera a forma natural dos dentes.
Os sistemas de clareamento dental domésticos apresentam uma séria de vantagens, entre elas a facilidade de aplicação, custo reduzido, alta taxa de sucesso e segurança dos materias utilizados. Entre as limitações, tem-se a possível presença de hipersensibilidade, irritação gengival e sabor desagradável.
O clareamento em consultório é realizado pelo profissional em duas a quatro sessões, de uma a duas horas, nas quais géis clareadores são aplicados sobre os dentes.
Como contraindicações, registram-se: pacientes grávidas, pacientes que apresentam hipersensibilidade dentinária grave, com úlceras nas mucosas bucais, com lesão maligna ou potencialmente maligna.
Qualquer uma das técnicas, quando executadas por profissionais capacitados, com colaboração do paciente, dentro de suas indicações, empregando o agente clareador apropriado, são efetivas, com efeitos secundários mínimos e extremamente seguros.
Cristina Moura Licio
Cirurgiã-dentista da Odontolar Clínica Ltda
Especialista em Ortodontia e Ortopedia facial.
Aproveitem o clareamento na Odontolar
Referências bibliográficas:
Carvalho, NR e cols. Int J Dent, Recife, 7 (3): 178-183, jul-set/2008
Neto, MJEC, Júnior, AAG. Int J Dent, Recife, 7(1):33-39, jan./mar., 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário